Apresentação:
O projeto enfoca o ato de ler como
ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso,
possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do
mundo.
Trata-se de um projeto de prática de
leitura onde os alunos levarão para casa uma sacola contendo alguns livros de
estórias infantis e um caderno de registro, onde terão que registrar e recontar
a estória lida; usando escrita, colagem, desenhos e tudo que a imaginação
mandar. Depois, cada aluno apresentará sua criação aos colegas.
Justificativa:
As estórias estão presentes em nossa
cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros
significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade,
ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se
expressar. Além disso, a leitura de estórias aproxima a criança do universo
letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos
patrimônios culturais: a escrita.
Esse projeto visa fazer com que o
aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o
livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que
o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das
atividades de escola.
Objetivos:
• Proporcionar situações de leitura
compartilhada.
• Aproximar os alunos do universo
escrito e dos portadores de escrita (livros e revistas) para que eles possam
manuseá-los, reparar na beleza das imagens, relacionarem texto e ilustração,
manifestar sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências
e construindo critérios próprios para selecionar o que vão ler.
• Fazer com que construam o hábito de
ouvir e sentir prazer nas situações que envolvem a leitura de estórias.
• Familiarizá-los com estórias e
ampliar seus repertórios.
• Participação em situação de conto e
leitura de estórias.
• Escuta atenta e interessada de
estórias.
• Observação e manuseio de livros.
• Desenvolver no aluno a facilidade de
se expressar em público, inicialmente, perante aos colegas de sala.
Metodologia básica:
• Haverá uma sacola com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos levarão a sacola para casa, por 5 dias. O aluno deverá ler um ou mais livros da sacola e depois fazer um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
• Depois, na sala de aula, através de
um sorteio o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu
registro.
• Português – literatura através da
leitura e do registro que ele terá que fazer.
• Produção textual – o aluno poderá
produzir outros textos usando o que foi lido.
Cronograma:
• Durante todo o ano letivo
Avaliação:
Ocorrerá
durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do
aluno-leitor no seu cotidiano, e da avaliação de leitura e interpretação de
texto do aluno, no dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário